ALEGRES NA ESPERANÇA
FORTES NA FÉ
DEDICADOS NO AMOR
UNIDOS NO TRABALHO
Esse é o moto da União de Mocidade Presbiteriana (UMP)! Mas será que já paramos para refletir em seu significado ou no quê ele representa? Talvez alguns de nós pensemos que é apenas um texto bonito com palavras bem colocadas que alguém um dia escreveu sem propósito algum; outros quem sabe entendam que é somente uma frase que temos decorado e que dizemos exclusivamente para comprovar que fazemos parte de determinado grupo; outros ainda podem achar que é algo que mantemos em nossa sociedade interna (UMP) unicamente para preservar a tradição da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). Mas não! Esse moto é sim um texto bonito, uma frase que nos remete a um grupo e que faz parte da tradição da IPB, no entanto, podemos citar e conceituar três palavras que têm relação direta com o termo “moto” e que nos mostram claramente que moto é algo mais profundo, que nos dá uma direção, um sentido.
Motivo: “causa, razão, fim, intuito”. (Dicionário Aurélio)
Motivação: “conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta do indivíduo”. (Dicionário Aurélio)
Motivar: dar motivo a; causar; despertar o interesse por. (Dicionário Aurélio)
É, realmente precisamos pensar e refletir melhor sobre o moto da UMP...
Ser ALEGRE na ESPERANÇA é ter prazer em Deus, independente da circunstância, pois Ele é a nossa Esperança (Sl. 71:5-6). É confiar plenamente e nos regozijar Nele, nosso Auxílio e Escudo (Sl. 33:20-22). É crer com o coração grato e jubiloso que o “Deus da Esperança nos encherá de todo o gozo e paz no nosso crer, para que sejamos ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm. 15:13).
Ser FORTE na FÉ é ser como Abraão que “esperando contra a esperança, creu [...]. E, sem enfraquecer na fé, [...] não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus, estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera” (Rm. 4:18-21). É não nos “atentarmos nas coisas que vemos, mas nas que não vemos; porque as que vemos são temporais, e as que não vemos são eternas” (II Co. 4:18). É sermos firmes, corajosos e perseverantes tendo sempre na mente e no coração que “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11:6).
Ser DEDICADO no AMOR “não é amar o mundo nem as coisas que nele há” (I Jo. 2:15), mas é “amar o Senhor, nosso Deus, de todo o coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento [...] e amar o próximo como a nós mesmos” (Mt. 22:37-38). É “amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem” (Mt. 5:44). É abdicar nossas vidas em favor dos outros (I Jo. 3:16). É amar como Deus nos amou e ama (Jo. 3:16).
Ser UNIDO no TRABALHO é dispor individualmente nossas vidas, nossos dons e talentos nas mãos do Senhor e buscarmos o aperfeiçoamento para o desempenho na obra de Deus e edificação do corpo de Cristo (Ef. 4:12). É saber que mesmo sendo diferentes fazemos parte de um só corpo em Cristo e que somos membros uns dos outros (Rm. 12:4-5). É mantermos a comunhão do corpo cooperando com igual cuidado, mesmo que em diferentes funções, em favor uns dos outros (I Co. 12:25). É juntos fazermos conhecido no mundo o nome de Jesus (Jo. 17:22-23). É “sermos firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o nosso trabalho não e vão” (I Co. 15:58).
É meu desejo e oração que em cada um de nós, jovens, permaneçam a FÉ, a ESPERANÇA e o AMOR (I Co. 13:13) e que o moto da UMP seja verdadeiramente a motivação dessa mocidade para que em um futuro próximo possamos nos “recordar, diante do nosso Deus e Pai, da OPEROSIDADE da nossa FÉ, da ABNEGAÇÃO do nosso AMOR e da FIRMEZA da nossa ESPERANÇA em nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts. 1:3). E também para que UNIDOS no TRABALHO “preguemos o Reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinemos as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (At. 25:31). Que Deus nos abençoe!
Juliana Ribeiro Gomes Lobato
Nenhum comentário:
Postar um comentário